-
Arquitetos: Taller Básico de Arquitectura
- Área: 8853 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:José Manuel Cutillas
-
Fabricantes: BANDALUX
Descrição enviada pela equipe de projeto. A nova Faculdade de Saúde da Universidade San Jorge está localizada em um campus fora da cidade de Zaragoza. Embora seja um campus rural, a natureza ali é escassa. A floresta ao longo do campus é resultado de uma operação criada pelo homem. Os edifícios circundantes, a Faculdade de Comunicações e a Reitoria, respondem a uma arquitetura contemporânea que independe dessa natureza.
A Faculdade de Saúde junta-se a progressão daquele pequeno exemplar de natureza para reforçar o local onde repousam os edifícios existentes e onde novos edifícios se instalarão. A nova faculdade não é apenas outro prédio; ela tornou-se parte do novo lugar. A arquitetura é projetada como parte de uma nova natureza.
O programa construtivo está organizado em três linhas côncavas. Estas linhas brancas e escalonadas desdobram-se pelo campus como parte de seu paisagismo. No interior, em dois andares, salas de aula e laboratórios são organizados para o ensino e pesquisa. Cada escama captura a luz necessária para cada ambiente. As dimensões e formas destes espaços permitem grande variação de uso. Conseqüentemente, é possível uma reorganização acadêmica facilmente se necessário. A luz incidente através das escamas pode ser controlada, portanto, tecnologia digital pode ser utilizada dentro das salas. As menores fraturas de cada linha contêm os locais mais públicos da nova faculdade: café, sala de conferências e salas multiuso.
As três linhas conformam uma grande sala aberta. Todos os corredores de acesso para os laboratórios e salas de aula faceiam esta sala. A praça dá acesso às três linhas. Linhas que observam umas as outras através da praça, descobrindo o interior deste complexo mineral. A relação entre interior e exterior da faculdade fica invertida. O côncavo externo abriga as salas mais internas e o lado convexo se torna o local mais exterior.
A natureza mineral desta faculdade na Universidade San Jorge oferece uma nova paisagem de escamas brancas que respiram luz para o exterior e oferecem uma grande sala aberta em seu interior.